Dia do Servidor Público é motivo para luta e comemoração

28 de outubro é o Dia do Servidor Público, que tem por referência a criação do Estatuto de Servidor em 1939. A data comemorativa foi oficializada na Lei 8.112 (Artigo 236), sancionada em 11 de dezembro de 1990. A CTB parabeniza os valorosos trabalhadores e trabalhadoras do setor público, que têm sido vítimas das políticas regressivas impostas ao povo brasileiro desde o golpe de 2016, e mesmo antes, e sofrem agora redobradas ameaças do governo de extrema direita liderado por Jair Bolsonaro, que acena com a extinção da estabilidade, anunciou a suspensão dos concursos públicos, a proibição de reajustes salariais e outros golpes contra os servidores, dos quais se destaca as mudanças nas regras da Previdência.

A data é também uma oportunidade de reflexão diante do cenário de ataques e perda de direitos numa ovensiva neoliberal que nos impõe o chamado Estado mínimo e oprime a classe trabalhadora.

A defesa dos  servidores se identifica, hoje, com a defesa do próprio Estado Democrático de Direito contra os arroubos fascistas da extrema direita, a privatização e precarização dos serviços públicos, uma política que condena o Brasil a continuar na condição de semicolônia dos EUA.

Por uma feliz coincidência, comemoramos este 28 de outubro num momento em que povos da América Latina se levantam e sinalizam uma mudança do clima político na contramão da tempestade neoliberal. Os novos ventos não tardarão a chegar no Brasil. Seguiremos resistindo e lutando, ao lado dos servidores públicos e da classe trabalhadora brasileira, até a vitória.

Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).