CTB realiza congressos estaduais em São Paulo e Minas nesta sexta

Será aberto nesta sexta-feira (28) o 5º Congresso Estadual da CTB em São Paulo, com a participação de sindicalistas da CGTB. A reunião ocorre no âmbito do 5º Congresso Nacional da CTB convocado para agosto. Na pauta consta o debate da conjuntura e dos desafios do movimento sindical, a eleição de uma nova direção estadual e a unificação CTB/CGTB.

Também nesta sexta terá início o congresso dos cetebistas em Minas Gerais. No sábado (29) será a vez do Distrito Federal e Rio Grande do Norte. No domingo, reúnem-se os sindicalistas classistas do Mato Grosso do Sul.

Um chamado à luta

No texto em que convoca o congresso, a direção da CTB/SP enfatiza a necessidade de intensificar a luta contra o retrocesso iniciado com o golpe de 2016 e radicalizado pelo governo neofascista de Jair Bolsonaro. “Caros companheiros e companheiras, vivemos um momento de extrema complexidade para a classe trabalhadora, onde ataques e retiradas de direitos têm avançado no Governo Bolsonaro!”

Não contentes com as reformas trabalhista, previdenciária, a EC 95 e a aprovação da lei de terceirização, o governo federal tem tomado medidas que visam reduzir o que resta de proteção à classe trabalhador, tendo como objetivo a implantação da famigerada carteira verde amarelo, que permite ao patronato uma maior flexibilidade para demitir e alterar regras de exploração da mão de obra. Uma precarização total!

Para aprofundar seu projeto é necessário que o Governo ataque as instituições que fazem a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras: os sindicatos, responsáveis pela organização de luta e defesa da classe trabalhadora contra o capital.

Esse ano a CTB irá realizar seu 5º Congresso Nacional com o tema: Esperançar o Brasil pela Vida, Democracia, Soberania e Direitos. É fundamental a participação das entidades filiadas e dos núcleos da CTB para que possamos construir, juntos, a Resistência e a Luta em defesa da Vida, da Democracia, da Soberania e dos direitos!

Se inscreva no nosso canal no YouTube /TVClassista