CTB realiza 1ª Plenária Virtual Regional Norte e coloca em debate os desafios dos trabalhadores e trabalhadoras Amazônidas

Conjuntura nacional, desafios do movimento sindical no contexto atual e o papel da Amazônia no desenvolvimento nacional são os temas da 1ª Plenária Virtual Regional Norte da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A atividade acontecerá neste sábado (8) a partir das 9h. As palestras de abertura serão transmitidas pela TV Classista no Youtube e pelas páginas das redes sociais da CTB nos sete estados. Clique AQUI para fazer sua inscrição.

“A 1ª Plenária Regional Norte deve reunir trabalhadores e trabalhadoras dos sete estados do Norte que são ligados a CTB. O debate sobre a conjuntura política nacional dentro da visão da classe trabalhadora vai proporcionar uma visão completa do cenário brasileiro para os participantes. Perto de chegar aos cem mil mortos pelo coronavírus, enfrentamos demissões, corte em salários e 50% da população economicamente ativa está desempregada”, afirmou Cléber Rezende, presidente da CTB-Pará.

Cleber Rezende

Para o dirigente, a eleição de Jair Bolsonaro agravou o ataque aos trabalhadores e trabalhadoras, que somavam ataques pós-golpe de 2016 e com a aprovação da reforma trabalhista em 2017. “Bolsonaro continua a atacar os direitos trabalhistas e em plena pandemia agrava a crise sanitária porque não coordena as ações de enfrentamento e não repassa recurso para os estados atuarem neste estado de calamidade”.

A presidenta da CTB do estado do Amazonas, Isis Tavares, destacou que ser sindicalista na Amazônia não é facil. Na opinião dela, a plenária será uma oportunidade para dar visibilidade às pautas da região: “Debater entre a gente, com pessoas como Heron e Durbens para que a gente possa evidenciar o nosso potencial e discutir de que forma enquanto central podemos incorporar as necessidades da Amazônia”.

Isis Tavares

Eron Bezerra, da Universidade Federal do Amazonas, e Durbens Nascimento, da Universidade Federal do Pará serão os palestrantes do tema “O Papel da Amazônia no Desenvolvimento Nacional”. João Capiberibe, governador do Amapá e ex-senador, vai abordar “Conjuntura Nacional”. A “Atualidade do Sindicalismo Brasileiro” terá como palestrante o presidente da CTB Nacional, Adilson Araújo.

A realidade Amazônica é impactada pela crise econômica em uma região que enfrenta problemas de telefonia, internet e transportes. A classe trabalhadora sofre com desemprego e trabalhos precários e informais. “Bolsonaro quer acabar com a Zona Franca. Tem empresas saindo do Estado. Não há investimento na Amazônia só dizem que tem potencial mas ninguém investe. A biodiversidade não é explorada não se agrega valor, não se transforma em política de estado”.

A precariedade no acesso à internet é outro ponto mencionado por Isis, que teve problemas durante a plenária virtual nacional da CTB enquanto apresentava o balanço da CTB no Amazonas. “Caí duas vezes e não consegui voltar para a plenária. Mesmo a comunicação por telefone é difícil dependendo da localidade. Hoje tentei telefonar para um dirigente que está na região do Alto Solimões aqui no Estado e não consegui. Preciso esperar ele ver a mensagem para ligar de volta. Aqui fazemos sindicalismo no braço, na marra”, definiu a dirigente que atualmente é a única mulher a frente da CTB nos sete estados da região Norte.

Cleber acrescentou que diante dessa realidade as CTBs estaduais tentam se reiventar para dialogar com as bases. “Tivemos que inovar na atividade sindical com as ações virtuais, que foram uma estratégia forte da CTB tanto no Pará quanto no Brasil. Mas são atos desafiadores ainda mais para a Amazônia onde o acesso aos meios de comunicação, à internet mostram uma realidade de muita precariedade.  Nem todo o trabalho tem acesso à internet o que dificulta a ação. Tem sido um aprendizado e um desafio que a CTB tem buscado responder”.

Iª Plenária (virtual) Regional Norte da CTB

Dia 08 de Agosto (sábado), das 9 às 17h (horário de Brasília)

PROGRAMAÇÃO

9h. – CONJUNTURA NACIONAL – João Capiberibe – Ex-senador/Governador PSB/Amapá

9h30min – O PAPEL DA AMAZÔNIA NO DESENVOLVIMENTO NACIONAL

Prof Dr Eron Bezerra/UFAM – Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia

Prof Dr Durbens Nascimento/UFPA – Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental

10h30min – Debate (Falas 5min)

12h30min – intervalo/Live Cultural (artista local)

14h – ATUALIDADE DO SINDICALISMO BRASILEIRO

Adílson Araújo – Presidente Nacional da CTB

14h30min – ABORDAGEM DAS SESSÕES REGIONAIS DA CTB NORTE (Fala de 7min cada Sessão CTB’s)

15h30min – Debate

17h – Encerramento