CTB-PB entrega computador sorteado pela Central para o Sindicato dos Arrumadores de Cabedelo: “Sindicato é a entidade que promove a luta”

Nesta quinta-feira (18), foi entregue pelo presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Paraíba (CTB-PB), Marcos Santos, um computador para o Sindicato dos Arrumadores do Porto de Cabedelo-PB, que foi recebido pelo presidente da categoria, Josivam Soares. O prêmio faz parte da campanha de fortalecimento dos sindicatos e de filiação de novas entidades, com o lema “A luta é nossa identidade”, que sorteia a cada trimestre um desktop e em dezembro, no aniversário de 16 anos da Central, será sorteado um carro zero quilômetros.

Marcos Santos, presidente da CTB-PB, ressaltou a importância de incentivar e favorecer os sindicatos que, muitas vezes, não possuem ­­­condições financeiras necessárias para atuar nas demandas que precisam.

“A CTB tem feito um esforço para que haja uma consciência de classe dos trabalhadores no sentido de que o sindicato é a entidade que promove a luta. Você não faz nada sozinho, é preciso de um sindicato, da mesma forma é com a Central. Para essa estrutura acontecer é preciso que os sindicatos estejam em dia com a contribuição mensal, já que a reforma trabalhista tirou o imposto sindical e como consequência disto hoje sofremos com estas dificuldades financeiras para fazer o trabalho das lutas sindicais”, reforçou Marcos Santos.

Na reunião com a CTB-PB, os representantes da categoria relataram algumas dificuldades que os trabalhadores vêm enfrentando há muitos anos no setor portuário. As principais demandas dos trabalhadores do Porto de Cabedelo-PB são por melhorias salariais, melhorias no aparato das instalações portuária, entre outros problemas encontrados.

“Um exemplo hoje que temos é a equiparação no valor de 40% que alguns trabalhadores recebem e outros não. Essa é uma luta que já dura há mais de 10 anos, no qual ainda não conseguimos esta isonomia para toda a categoria. Outro exemplo é o vale-alimentação, que para nós este tipo de vale é ínfimo, é muito pouco, hoje é disponibilizado o valor de R$12,54 para o vale-alimentação e a nossa luta no início na mesa de negociação era para R$20. Então o sindicato sempre está lutando para que possamos conquistar direitos, justiça e igualdade para todos. A dificuldade também está na falta de entendimento dos órgãos públicos sobre a nossa legislação portuária”, relatou Josivam Soares em nome de todos os sindicatos do Porto.

Os sindicatos portuários de Cabedelo-PB contam com apoio da Federação Nacional em Brasília e com o apoio incondicional da CTB em Cabedelo. São muitos anos de luta neste setor e os trabalhadores necessitam que seus direitos sejam garantidos.

Estiveram presentes na reunião os representantes do Sindicato dos Conferentes, Sindicato dos Estivadores, Sindicato dos Arrumadores e Sindicato dos Blocos e Vigas do Porto de Cabedelo.

Informações: Bruna Steinbach