Encontro da CTB jovem foi um salto qualitativo na organização da juventude trabalhadora

A juventude trabalhadora organizada na Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil Jovem (CTB Jovem) encerrou o encontro realizado no último sábado (18) com um resultado positivo para organizar o enfrentamento do próximo período da luta política. Todas as regiões brasileiras estiveram representadas no encontro, que divulgou uma Resolução Política e reuniu 70 pessoas na reunião virtual. A página do facebook registrou 1,6 mil visualizações.

“O encontro superou as expectativas e foi um salto qualitativo na nossa organização para travar as próximas batalhas”, afirmou Luiza Bezerra, secretária da CTB Jovem. O debate sobre conjuntura apontou especialmente para dois temas sobre os quais a CTB Jovem vai intensificar a atuação. São eles a luta dos trabalhadores e trabalhadoras de aplicativos e as eleições municipais que acontecem em novembro.

Em agosto a CTB Jovem tem como tarefa a formulação de uma plataforma eleitoral da entidade com as demandas da juventude trabalhadora para ser um documento referencial para os candidatos e candidatas que concorrem às Câmaras Municipais e às prefeituras. “A eleição de 2020 foi um tema debatido no encontro e ressaltou a importância de a juventude se envolver e ocupar esses espaços institucionais”, ressaltou Luiza.

Nos momentos de crise os jovens – com menos experiência e baixa qualificação – são os mais vulneráveis no mercado de trabalho. A pandemia trouxe à tona a realidade dos trabalhadores de aplicativos, uma das categorias mais precarizadas do país. “A CTB Jovem quer dialogar com esses trabalhadores. Começamos criando um grupo no Whatspp com militantes que estão neste segmento de trabalhadores. A ideia é que trabalhadores mais jovens dos aplicativos passem a integrar os quadros da CTB Jovem”, explicou Luiza.

Para aumentar a presença diante da juventude trabalhadora, a CTB Jovem vai intensificar a divulgação do site nos Estados e também da ficha de adesão. A participação nas eleições será tema das plenárias regionais da CTB Jovem no mês de agosto, quando a entidade também estará envolvida com a participação, divulgação e mobilização do Festival Virtual da Juventude Rural da CONTAG, que acontecerá de 6 a 8 de agosto.

O encontro também aprovou uma agenda de cursos de formação nos meses de agosto e setembro. O tema dos cursos são juventude e  será voltado especialmente para jovens lideranças, no entanto, Luiza ressaltou a importância do movimento sindical em geral debater a pautaOs cursos serão: Juventude e Mundo do Trabalho (Prof. Euzébio Jorge) e Juventude e Agricultura Familiar (Prof. Nilson Weisheimer).

Se inscreva no nosso canal no YouTube /TVClassista

Railídia Carvalho