CTB e movimentos sociais em nossa América – Alba Movimentos

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) participou no último sábado (11/9) de uma reunião com diversas organizações populares do sul do continente sul-americano. A região envolve Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

A atividade faz parte do processo de preparatório da 3ª Assembleia Continental da Alba Movimentos, marcada para os dias 10 a 13 de fevereiro de 2022 em Lima, Peru. A CTB participa do Capítulo Brasil da Alba Movimentos, ao lado de outras 19 organizações populares, sindicais e de defesa de direitos.

A Articulação Continental de Movimentos Sociais e Populares, ou Alba Movimentos, é uma organização que articula mais de 400 entidades de 22 países no continente americano. É herdeira direta da articulação criada em 2004 por Hugo Chávez e Fidel Castro – a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba).

A 1ª Assembleia da Alba Movimentos, que marcou sua fundação, ocorreu em 2013. A 2ª foi realizada em 2016. Hoje, a Alba Movimentos prevê a participação de 26 países no processo de construção de sua Assembleia Continental.

A CTB esteve presente na Assembleia Região Sul com o secretário-adjunto de Políticas Sociais, Carlos Rogério Nunes. A referida assembleia teve a participação de mais de 40 militantes representando os cinco países da sub-região. A pauta foi análise de conjuntura dos países presentes e processo preparatório à 3ª Assembleia Continental.

* Carlos Rogério Nunes é secretário-adjunto da Secretaria de Políticas Sociais da CTB nacional