CTB: Aprovação Já do Novo Fundeb no Senado sem destaques em defesa da educação pública de qualidade

O momento é de unir toda a sociedade brasileira pela aprovação do Novo Fundeb no Senado Federal, afirmou Marilene Betros, secretária de Políticas Educacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2020 está prevista para esta quinta-feira (20), às 17h. 

“A CTB em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) pedem que a PEC seja aprovada integralmente no Senado, sem nenhum destaque”, completou Marilene.

“A nossa orientação é pressão total para cobrar dos senadores e senadoras a aprovação do Novo Fundeb. O que está em jogo é o esforço da sociedade civil, dos estados e municípios por uma educação pública de qualidade”, afirmou Marilene. Senadores como Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Wellington Fagundes retiraram emendas que haviam apresentado. “Agora é continuar a pressão”.

Em artigo publicado nesta terça-feira (18) no portal CTB, Francisca Rocha, dirigente da CTB e da CNTE afirmou que “Todos os setores envolvidos com a educação no país sabem que sem o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a maioria absoluta dos municípios teriam enorme dificuldade em manter o ensino básico público e que o atual Fundeb vale somente até o dia 31 de dezembro deste ano”.

Participe da mobilização desta a quinta-feira (20) pela aprovação do Novo Fundeb:

10h – Tuitaço #AprovaFundeb 

Clique AQUI para acessar os perfis dos senadores 

Acompanhe a votação no Senado às 17h pelo facebook da CTB

Railídia Carvalho