Ana Cristina Rodrigues: 1ª Plenária Virtual trouxe fôlego para movimento sindical fortalecer luta

A 1ª Plenária Nacional Virtual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil segue repercutindo entre as lideranças da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A professora Ana Cristina Rodrigues afirmou que a plenária chega em um “momento ímpar” em que a análise da conjuntura é fundamental para que trabalhadores e trabalhadoras traçem estratégias de atuação. Ana é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam).

“A CTB está de parabéns. Tenho orgulho em fazer parte desta central, que fortalece a frente ampla para enfrentar a crise pela qual passa o Brasil”, afirmou Ana. Na opinião dela, a classe trabalhadora se fortalece neste tipo de evento. “É maravilhoso saber que muitos compactuam da nossa opinião e mais ainda essa troca de experiência nos torna mais fortes e mostra a disposição do movimento sindical para enfrentar todos os momentos que virão e para resgatar tudo aquilo que os trabalhadores e trabalhadoras vem perdendo no último ano”.

A situação da classe trabalhadora se agravou com a chegada da pandemia. Ana relatou que as medidas tomadas pelo governo fragilizaram ainda mais as relações de trabalho. Segundo ela, além das ameaças constantes de redução de salários, há o assédio moral. “Ao invés de propor cortes de salário e de emprego,  é preciso investir em setores como educação e saúde, para que no futuro não sejamos apenas os sobreviventes da pandemia, mas, para que sejamos aqueles que as enfrentaram e ganharam a luta”, reiterou Ana.

Foto: Acervo o Sinteam

Por Railídia Carvalho