1ª Plenária Virtual da CTB tem mais de mil inscritos e mulheres querem atingir 40% de participação

A secretaria da mulher trabalhadora da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) prevê alta participação das mulheres na 1ª Plenária Nacional Virtual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. A atividade se realizará neste sábado (20) a partir das 9h. De acordo com Celina Arêas, secretária da Mulher Trabalhadora da central, são mais de mil participantes inscritos. Desse total, 36% são mulheres. “Queremos chegar a 40% de mulheres inscritas”, ressaltou a dirigente.

“Nós somos mais de 50% da população mas continuamos minoria nos espaços de poder. A plenária é um importante momento para coletivamente discutirmos a conjuntura atual que traz uma notícia ruim a cada momento com impactos para toda a sociedade e especialmente para as mulheres”, afirmou Celina ao Portal CTB.

Celina Arêas

A plenária foi dividida em dois momentos: O primeiro aborda conjuntura nacional e a segunda parte é reservada para o debate sobre desafios do movimento sindical. A contextualização política do grave momento enfrentado pelo Brasil será feita pelo Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), pelo ex-candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, e pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP).

“São três palestrantes que vão trazer muita contribuição para o movimento sindical pela atuação na defesa de um projeto nacional de desenvolvimento, na defesa da democracia e dos trabalhadores e trabalhadoras”, explicou Celina. As palestras de Flávio Dino, Ciro Gomes e Orlando Silva serão transmitidas ao vivo para as redes sociais da CTB.

Celina reiterou queA a expectativa para a plenária é positiva, tanto em relação ao êxito geral quanto à participação das mulheres.  “A nossa central que tem desde a fundação o nome central de trabalhadores e trabalhadoras vem buscando reconhecer na prática a contribuição das mulheres no movimento sindical”.

A organização da Plenária continua recebendo inscrições. Clique AQUI para se inscrever.

Confira a programação da 1ª Plenária Nacional Virtual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

09h00 – Ato de Abertura
09h30 – Apresentação da Proposta de Resolução Política

10h00 – DEBATE SOBRE CONJUNTURA

FLÁVIO DINO– Está no segundo mandato como Governador do Maranhão pelo PCdoB. É advogado e professor universitário

CIRO GOMES – Ex-Ministro da Fazenda e da Integração Nacional, Ex-Governador do Estado do Ceará, Ex- Deputado Federal e Estadual, Vice-presidente do PDT, Advogado e Professor Universitário.

ORLANDO SILVA – Ex-Ministro do Esporte e Deputado Federal pelo PCdoB/SP

12h30 às 14h- Intervalo