1ª Plenária Virtual da Classe Trabalhadora do Nordeste deve reunir neste sábado (22) cerca de 800 delegados e delegadas

As sessões estaduais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) do nordeste devem reunir neste sábado ( 22) cerca de 800 delegados e delegadas que realizarão a 1ª Plenária Virtual da Classe Trabalhadora do Nordeste. A Plenária será transmitida pela TV Classista no Youtube e pelo facebook das CTBs estaduais.

O debate sobre conjuntura nacional será o primeiro painel da Plenária e terá a presença do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Adilson Araújo, presidente nacional da CTB, fará um balanço da atualidade do movimento sindical enquanto a economista Tânia Bacelar trata do tema “Impactos da pandemia na Região e o Consórcio Nordeste”. A expositora é professora da Universidade Federal de Pernambuco.

Marilene Betros

A secretária de políticas educacionais da CTB nacional, Marilene Betros, afirmou que a plenária será um instrumento para consolidar saídas para defender a vida, o emprego e nenhum direito a menos. “Avaliamos que com a pandemia o Brasil poderá viver a maior recessão da sua história e os reflexos recaem sobre os ombros da classe trabalhadora e principalmente sobre as mulheres”.

As mulheres representam 46% do total das inscrições efetuadas até o momento na plenária. “Essa participação das mulheres é muito significativa pois, reflete a luta da CTB para tirar da invisibilidade aquelas que representam mais de 50% da população economicamente ativa”, enfatizou a dirigente.

Marilene criticou a omissão do governo federal no combate à pandemia. “A pasta da saúde segue sem um titular, sem contar a tentativa de desconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS). A crise que estamos passando é o entrelaçamento de 4 grandes crises (sanitária- social-econômica e política, que não começou agora. A economia brasileira já se vinha em declínio”.

Railídia Carvalho

SERVIÇO:

1ª Plenária Regional virtual da Classe Trabalhadora 

22 de agosto de 2020 (sábado)

Das 9 às 13 horas

Confira a programação:

9h.: Ato político de abertura pelos Presidentes das seções estaduais;

09h30h: Conjuntura Política Nacional – Flavio Dino, Governador do Maranhão;

10h.: Impactos da pandemia na Região e o Consorcio do Nordeste – Tânia Bacelar de Araujo – Economista, professora da Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em desenvolvimento regional e Doutora em Economia pública e planejamento e organização do espaço pela universidade de Paris;

10h30min.: Desafios do Movimento Sindical – Adilson Araujo – Presidente Nacional da CTB;

11h.: Debate: Participação de inscritos;

12h40min.: Encaminhamentos;

13 horas: Encerramento