1ª Plenária da CTB Regional da Amazônia “Ogan Arimatéia” fortalece sindicalismo e aponta caminhos para o desenvolvimento regional

Por Railídia Carvalho

Lideranças da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) que participaram da 1ª Plenária Regional Norte da CTB “Ogam Arimatéia” afirmam que a atividade cumpriu um importante papel de traçar uma estratégia de defesa da classe trabalhadora na Amazônia e também de “linhas norteadoras” para o desenvolvimento regional.

O portal CTB ouviu Cleber Rezende, da CTB Pará, Isis Tavares, da CTB Amazonas, Elizanete Vieira, da CTB de Rondônia, e Stevenson Batista, da CTB Amapá. A Plenária foi realizada no sábado (8) e reuniu sindicalistas dos sete estados do Norte sob a coordenação das CTB’s estaduais.

Segundo Cleber, o debate foi qualificado e possibilitou a aprovação de encaminhamentos e planos de ações da defesa da classe trabalhadora e do desenvolvimento regional. “É preciso potencializar a valorização dos povos amazônidas, fortalecer a organização dos sindicatos filiados à CTB e buscar a ampliação de nossa influência sindical regional, respeitando e dialogando com o conjunto das forças atuantes no movimento sindical amazônico”.

Na opinião de Isis, a Amazônia é uma região do país que também precisa de políticas públicas que gerem renda para trabalhadores e trabalhadoras e populações tradicionais como os caboclos e ribeirinhos. “Temos uma cultura riquíssima, da culinária às várias formas de arte, artesanato e nossas lendas fantásticas que tendem a romantizar nossa história, a história do nosso povo. Porém, somos mulheres concretas e homens concretos com necessidades objetivas que precisam de políticas públicas para essas necessidades”.

Elizanete lembrou que a plenária aconteceu em um momento em que a região sofre ataques. “A atividade foi extremamente importante e com um tema muito pertinente e necessário para nossa região no atual momento que vivemos com tantos retrocessos e desgastes que vem sofrendo nossa região, como má vontade política e destruição da natureza.  Foi também muito importante para socialização dos companheiros e a troca de informações da conjuntura dos Estados da região norte”.

Stevenson Batista também destacou  o compartilhamento de informações entre as CTBs da região. “Possibilitou uma maior interação entres as ctbs desse território. Através de excelentes palestras atualizou os trabalhadores e trabalhadoras sobre a história e dinâmica da região amazônica assim como uma ampla análise da conjuntura política nacional e a luta sindical. Um evento que trouxe ganhos culturais para todos e todas”.

“O Papel da Amazônia no Desenvolvimento Nacional” foi uma das mesas que teve como palestrantes Eron Bezerra, da Universidade Federal do Amazonas, e Durbens Nascimento, da Universidade Federal do Pará. “Conjuntura Nacional” foi tema da palestra de João Capiberibe, governador do Amapá e ex-senador. O presidente da CTB nacional, Adilson Araújo, abordou “Atualidade do Sindicalismo Brasileiro”.

Confira abaixo o documento:

1ª PLENÁRIA DA CTB REGIONAL DA AMAZÔNIA “Ogan Arimatéia”

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB realizou no último sábado (08), sua 1ª Plenária (virtual) regional Norte das seções estaduais das CTB”s amazônicas. O evento contou 130 delegados e delegadas das 7 CTB’s da região Norte do país. Tendo em sua programação o debate de Conjuntura Nacional, apresentado por João Capiberibe – Ex-Senador/Governador pelo PSB/Amapá, O Papel da Amazônia no Desenvolvimento Nacional, abordado pelo Prof. Dr. Eron Bezerra, da UFAM – Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia e o Prof. Dr. Durbens Nascimento, da UFPA – Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental. Já o debate da Atualidade do Sindicalismo Brasileiro, foi abordado por Adílson Araújo, Presidente Nacional da CTB. E as sessões das CTB’s amazônica abordaram suas ações, desafios e perspectivas. Seguidos de debates e intervenções dos participantes.

No encontro foi aprovado a denominação de plenária “Ogan Arimatéia”, dirigente da CTB Acre e grande combatente das lutas classistas e do movimento negro, aprovando, ainda, a Carta da Amazônia.

1ª PLENÁRIA DA CTB REGIONAL DA AMAZÔNIA “Ogan Arimatéia”

Vivemos um momento de grandes ataques sociais e econômicos, por parte do governo federal, que se reflete nos estados e municípios e a Amazônia sofre os impactos mais fortemente.

A Amazônia, apesar de ter potencial econômico extraordinário, e um caráter estratégico tanto por seu aspecto geopolítico quanto pela sua tão decantada diversidade, nunca teve por parte do governo federal um projeto de desenvolvimento permanente que assegurasse seu desenvolvimento sustentável.

Com o governo Bolsonaro e sua política econômica aliada à visão entreguista e produtivista da Amazônia e a cada vez mais crescente militarização na região, as perspectivas de desenvolvimento e investimentos recrudescem ainda mais refletindo negativamente na geração de emprego e renda e qualidade de vida dos trabalhadores e das trabalhadoras e do povo amazônida, populações tradicionais, caboclas e ribeirinhas, como um todo.

A 1ª Plenária Regional Norte da CTB “Ogam Arimatéia” que debateu O Papel da Amazônia no Desenvolvimento Nacional”, abordou quatro vertentes sobre a Amazônia: 1) Necessidade de conhecimento acerca da Amazônia; 2) As diferentes visões acerca da sustentabilidade e desenvolvimento; 3) O caráter estratégico da Amazônia e 4) A necessidade da construção de um programa para o desenvolvimento da região baseado em uma visão sustentabilista, que reflita os interesses do seu povo: trabalhadores, trabalhadoras, populações tradicionais, caboclas, quilombolas e ribeirinhas, que se relacione com o projeto nacional de desenvolvimento, com soberania, democracia e emprego.

Desse modo as CTB”s da região Norte, haja vista o caráter estratégico nacional e internacional da Amazônia, as próximas eleições municipais, nacionais e nossa luta por melhores condições de vida e trabalho apresentam as linhas norteadoras da luta por um programa de desenvolvimento e valorização da Amazônia:

– Defesa de um Pacto nacional pelo emprego e pela vida;

– Defesa da prorrogação do Auxílio Emergencial de R$ 600 até dezembro;

– Defesa de um aporte financeiro direto na conta das micro e pequenas empresas, a fim de proteger os empregos de milhões de brasileiros/as;

– Defendemos que o Brasil use suas reservas internacionais e do Tesouro, as prerrogativas constitucionais e legais do Banco Central para à emissão monetária, de moedas;

– Defesa de um plano nacional de obras públicas e de frentes de trabalho para impulsionar a construção civil, que tem alta capacidade de geração de empregos e ativa de forma imediata outras cadeias de comércio e serviços;

– Usar o Fundo Constitucional do Norte para impulsionar novas rodovias, ferrovias, novas escolas de tempo integral, novas pontes e, consequentemente, novos postos de trabalho;

– Defendemos o diálogo entre as entidades sindicais, empresariais, governadores, Congresso Nacional e o Governo Federal, para salvaguardar as vidas e os empregos dos brasileiros/as, salvar o Brasil;

– Maior investimento em Ciência e Tecnologia;

– Maior investimento em Infraestrutura (em especial em Hidrovias, Ferrovias e Transporte Aéreo, internet, energia);

– Política de verticalização da produção e agregação de valor à sua matéria prima em bases sustentáveis e de geração de empregos;

– Educação de qualidade socialmente referenciada com garantia de valorização dos/as profissionais da educação. Não as aulas presenciais, sem o controle da pandemia;

– Maior investimento nas políticas de assistência sociais nas regiões amazônicas e marajoaras, carentes de polícias públicas assistenciais e da presença do Estado;

– Política de proteção, valorização e defesa das populações indígenas e tradicionais;

– Fiscalizar e denunciar queimadas na região  Amazônica;

– Combate ao trabalho análogo à escravidão e ao trabalho infantil;

– Defesa da reforma agrária, assegurando ao homem amazônida condições dignas de sobrevivência;

– Defesa da soberania nacional, combatendo a presença de missões estrangeiras na região, bem como de forças armadas estado-unidenses;

– Avaliar e avançar as condições sanitárias dos ambientes de trabalhos;

– Fortalecer as organizações Sindicais de bases, com maior e melhor acompanhamento das CTB’s na região Norte;

– Fortalecer as CTB’s Norte em suas ações e intervenções no Mundo do trabalho e Sindical no contexto Amazônico;

1ª Plenária Virtual Norte da CTB, em 08 de agosto de 2020.

Cleber Rezende, Presidente da CTB Pará

Ísis Taveres, Presidenta da CTB Amazonas