Na América do Sul é o 8º país, no mundo é o 11º a oficializar decisão por essa tecnologia
Brasília – O governo boliviano divulgou que adotará o padrão nipo-brasileiro de televisão digital. O ministro de Relações Exteriores do país, David Choquehuanca, ao receber o embaixador japonês em La Paz, Kazuo Tanaka, na segunda-feira 5, anunciou a adoção da Bolívia pelo ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial).
Essa decisão fortalece a idéia do governo brasileiro de integração regional da área de televisão digital, trazendo ganhos de escala que se revertem em preços mais baixos para as populações, além de criar oportunidades para o desenvolvimento da indústria de software latino-americana para aplicações interativas na plataforma ginga.
O padrão ISDB-T foi testado na Bolívia, assim como em vários outros países da América Latina, e demonstrou sua superioridade tecnológica. A cooperação disponibilizada pelo Brasil e pelo Japão durante o processo de implantação e desenvolvimento da TV Digital nesses países, possibilita o aproveitamento de experiências tecnológicas e implementação mais rápida, que também tem sido fator chave na decisão dos governos.
Além do Japão e Brasil, já optaram por esse padrão: Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Filipinas, Paraguai, Peru e Venezuela. A Bolívia é o 11° país a aderir ao padrão nipo-brasileiro, sendo o oitavo na América do Sul. Países localizados ao sul do continente africano – como Moçambique, Namíbia, Angola e África do Sul – também têm demonstrado interesse no ISDB-T. Aa expectativa é que até o final do ano, devem anunciar qual padrão irão adotar.
Fonte: Ministério das Comunicações