Os trabalhadores eletricitários terceirizados da empresa Endicon Engenharia, prestadora de serviços da concessionária paraense Equatorial Energia, paralisaram suas atividades em Castanhal (PA) durante 48 horas nos dias 8 e 9 de agosto sob a coordenação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário de Castanhal e região (STICMC) e com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Pará (CTB-PA).
O movimento reivindicava o pagamento de salários e ticket alimentação atrasados, horas-extra, verbas rescisórias aos trabalhadores demitidos, adicional de condutor, sobreaviso, garantia de férias, repasses atrasados do FGTS e recolhimento do INSS.
Na quarta-feira (10), os eletricitários retornaram ao trabalho mediante o início do pagamento dos salários e tickets alimentação por parte da Equatorial Pará. No mesmo dia, ocorreu uma reunião entre o STICMC e representantes da Endicon e da Equatorial na qual foi acordado o cumprimento das demais reivindicações dos trabalhadores.