Na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, ocorreu a leitura da “Carta aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa do Estado Democrático de Direito” na Faculdade de Direito da USP, localizada no Largo São Francisco em São Paulo, em um ato que contou com milhares de manifestantes e foi transmitido para todo o Brasil. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), signatária do documento em conjunto com demais centrais sindicais, marcou presença.
“Hoje, dia 11 de agosto, se unem todos os brasileiros que defendem a vida, a democracia e a soberania da pátria em defesa do nosso sistema eleitoral, da democracia e do Brasil. Trabalhadores, estudantes, advogados, juristas, todos os brasileiros democratas estão reunidos por todo o Brasil em defesa desse país. Por isso, nós da CTB estamos aqui no Largo São Francisco para ampliar nossa luta, isolar e derrotar Bolsonaro e abrir caminho para um Brasil livre, democrático e soberano”, declarou Ubiraci Oliveira, vice-presidente da Central.
O documento em defesa da democracia, do processo eleitoral e de eleições livres já reúne quase 1 milhão de assinaturas e conta também com a adesão de movimentos sociais e populares, entidades do movimento estudantil e organizações da sociedade civil, todos presentes no ato. Ele foi inspirado na Carta aos Brasileiros de 1977, um dos marcos da luta contra a ditadura militar.
“Para nós da CTB, a força e a adesão às mobilizações em defesa da democracia que ocorrem no dia de hoje só reforçam a necessidade de termos eleições e de afastarmos toda e qualquer iniciativa de ruptura democrática”, afirmou Ronaldo Leite, secretário-geral da CTB.
“Este 11 de agosto vai ficar para a história tal como o 11 de agosto de 1977 também ficou, como um dos grandes momentos que ajudaram na derrota da ditadura. Nós vamos agora, mais do que nunca, reafirmar a democracia e de forma alguma permitir os arroubos golpistas do presidente Bolsonaro”, concluiu.
Ainda hoje acontecem mais atos pelas cidades do Brasil. Confira a galeria de fotos: