A OIT e outros órgãos da ONU querem que os Estados membros tomem medidas urgentes para ajudar centenas de milhares de marítimos abandonados pelas restrições do COVID-19.
A OIT e outras agências e órgãos da ONU estão pedindo aos governos que eliminem, sem demora, todos os obstáculos às mudanças de tripulação de marítimos, chamando-a de “crise humanitária”.
Apesar dos esforços significativos de armadores e organizações de marítimos e órgãos da ONU, mais de 300.000 marítimos ainda estão presos a bordo de navios, ansiosos para desembarcar e voltar para casa, e outros 300.000 aguardam em terra para substituí-los, enfrentando ruína financeira se não puderem ir de volta ao trabalho. Os pescadores de muitos navios de pesca comercial enfrentam um problema semelhante.
Isso se deve, entre outros motivos, a restrições de viagem, embarque e desembarque nos portos, medidas de quarentena, redução de voos disponíveis e limites para emissão de vistos e passaportes em decorrência da pandemia.
Em uma declaração conjunta do Escritório Internacional do Trabalho (OIT), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Pacto Global, a Organização Marítima Internacional (IMO), a Organização Internacional para as Migrações, o Escritório do Alto Comissariado para Direitos Humanos (OHCHR) e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), apelaram aos Estados membros para estabelecer e implementar planos mensuráveis e com prazo para aumentar a taxa dessas mudanças de tripulação.
“É uma questão humanitária […] É uma questão de segurança […] É também uma questão econômica que pode desacelerar ou interromper o comércio e impedir a recuperação econômica. Os governos devem agir agora. “
“O número e a variedade de organizações das Nações Unidas que concordaram com esta declaração mostra que este é um problema que afeta não apenas os armadores e marítimos, mas todos os aspectos da governança e da sociedade”, disse o Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder.
“É uma questão humanitária, que ameaça a saúde física e mental dos marítimos. É uma questão de segurança, que pode muito bem impactar o meio marinho. É também uma questão econômica que, quando os marítimos simplesmente não podem mais continuar trabalhando porque estão desmoralizados e exaustos, pode retardar ou interromper o comércio e impedir a recuperação econômica. Os governos devem agir agora ”, acrescentou Ryder.
A chamada à ação conjunta reconhece os sacrifícios que os marítimos têm feito para manter o comércio em movimento e, portanto, para garantir a continuidade das cadeias de abastecimento globais.
A declaração apresenta uma lista de ações imediatas que os governos devem tomar, incluindo:
- designar marítimos como trabalhadores-chave;
- aumentando seu acesso a voos comerciais;
- implementação de protocolos para mudanças seguras de tripulação;
- abstendo-se de autorizar a prorrogação dos contratos de trabalho dos marítimos além do período máximo padrão de 11 meses, de acordo com a Convenção do Trabalho Marítimo de 2006 , conforme alterado;
- facilitar desvios de navios para portos onde mudanças de tripulação podem ocorrer;
- revisar a necessidade de restrições nacionais e / ou locais que possam continuar a se aplicar à movimentação e viagens de marítimos.
Fonte: OIT