O último domingo (7) foi marcado por manifestações conflitantes em várias capitais brasileiras. De um lado, estavam os militantes que foram às ruas em defesa da democracia e gritaram Fora Bolsonaro, Do outro, os partidários do presidente neofascista, que apelam pela intervenção militar e querem a volta da ditadura, da tortura, prisão e assassinatos de adversários políticos.
Os atos democráticos ocorreram com discreto apoio de lideranças de partidos de esquerda, centrais sindicais e outras organizações progressistas, que não convocaram suas bases em respeito ao isolamento social.
Mesmo assim, milhares saíram às ruas contra Bolsonaro e abafaram as minguadas manifestações antidemocráticas, comprovando o que já foi constatado pelas pesquisas: a maioria do povo brasileiro é pela democracia e rejeita o governo de Jair Bolsonaro, que está a cada dia mais isolado politicamente.
As imagens não deixam dúvidas, conforme notou Guilhermo Boulos, da da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) nas redes sociais.
Conforma informações divulgadas no G1 “em ao menos 20 capitais pessoas foram às ruas neste domingo (7) em defesa da democracia, contra o fascismo e o racismo e contra o governo”. Em BH foram quatro atos, que reuniram mais de 4 mil pessoas.