A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou, na última terça-feira (15), da reunião da Comissão Tripartite de Relações Internacionais (CTRI) do Ministério do Trabalho, em Brasília, que debateu a participação brasileira da 107ª Conferência da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
O secretário de Relações Internacionais Adjunto da CTB, Carlos Muller, representou a central no encontro que teve como principal tema de debate a denúncia, apresentada pelas centrais: CTB, CSB, CUT, FS, UGT e NCST na OIT ano passado, sobre a nova lei trabalhista por violar a Convenção 98 do órgão internacional, que trata sobre o direito de sindicalização e negociação coletiva.
Após a denúncia, o Brasil entrou na chamada “lista longa” dos 40 casos, que serão analisados pela OIT. Neste ano as representações sindicais esperam que o país entre na “lista curta” dos 24 casos a serem analisados na Comissão de Aplicação de Normas da OIT.
Outro assunto abordado durante a reunião foi sobre a violência e o assédio contra homens e mulheres no local de trabalho, o tema ainda será discutido por mais um ano para sejam adotadas as medidas necessárias para sua erradicação.
A 107ª Conferência Internacional da OIT ocorre de 28 de maio a 8 de junho em Genebra na Suíça e contará com a participação da CTB.
Portal CTB