“A Federação Sindical Mundial (FSM), ao celebrar seu 17º Congresso, precisa aprofundar o debate sobre a crise do capitalismo mundial, seus efeitos, dilemas e contradições”, declarou o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, em conversa com o Portal CTB.
“17º Congresso da FSM reforça luta da classe trabalhadora mundial”, diz dirigente da CTB
Araújo irá liderar a delegação da central sindical brasileira na décima sétima edição do congresso da FSM que ocorrerá de 5 a 8 de outubro na cidade sul-africana Durban e contará com a presença de sindicalistas de todo o mundo.
Em entrevista à CTB, o presidente da entidade denunciou o imperialismo norte-americano que, ao intensificar as guerras contra países e povos gera, cada vez mais, desigualdade. “Além da crise econômica mundial, observamos o aumento da ofensiva belicista perpetrada pelos Estados Unidos e seus aliados”, alertou ao falar sobre a situação dos refugiados na Europa.
Sobre o tema, Araújo acredita que é preciso fortalecer a integração dos povos e a solidariedade, principalmente “nesse estágio atual, onde milhões de refugiados agonizam em busca de sobrevivência ao atravessar o mar Mediterrâneo”, expressou.
Para ele, a atividade será um importante espaço para que o movimento sindical internacional construa uma agenda unitária de resistência à atual conjuntura política de avanço das forças conservadoras. “O congresso da Federação Sindical Mundial serve como fator estratégico fundamental para o fortalecimento do sindicalismo classista, internacionalista, autônomo de luta”, frisou.
Segundo ele, apesar das diferenças culturais os desafios da classe trabalhadora em todo o mundo são os mesmos. “A CTB cumpre papel fundamental no desenvolvimento de uma justa política de intercâmbio, diálogo e contribuição efetiva para fortalecer a organização sindical internacional”, sublinhou.
O secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, já está na sede da FSM na Grécia auxiliando nos preparativos para o congresso e deve ir para o local do evento nos próximos dias.
Acompanhe a cobertura completa do evento no Portal CTB e também em nossas redes sociais.
Érika Ceconi – Portal CTB