A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a mais importante comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) em nosso continente, divulgou nota de apoio ao mandato da presidenta Dilma Rousseff.
“Nos violenta que hoje, sem julgamento nem provas, com base em vazamentos e uma ofensiva midiática que já ditou condenação, se tente demolir sua imagem e seu legado, enquanto se multiplicam os empenhos para menosprezar a autoridade presidencial e interromper o mandato que os cidadãos concederam nas urnas”, disse a secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena.
A nota pública traz uma série de reconhecimentos dos avanços sociais e políticos conquistados pelos governos de Lula e Dilma e alerta sobre os riscos à democracia brasileira. Trecho da nota:
“A soberania popular, fonte única da legitimidade numa democracia, concedeu a Lula e em seguida à senhora, presidenta Rousseff, um mandato constitucional que se traduziu em governos comprometidos com a justiça e a igualdade. Nunca, na história do Brasil, tantos e tantos de seus compatriotas conseguiram fugir da fome, da pobreza e da desigualdade. É significativo também para nós os passos determinantes com que suas gestões reforçaram a nova arquitetura de integração da nossa região, da Unasur à Celac.
Conhecemos o esforço dos tribunais em perseguir e castigar a cultura de corrupção, que tem sido historicamente a parte mais opaca do vínculo entre interesses privados e as instituições do Estado. E a temos [Dilma] visto apoiando permanentemente essa missão, com a valentia e a honradez que é a marca de sua biografia, apoiando a criação de nova legislação mais severa e instituições repressivas mais fortes.”
Leia na íntegra aqui.
Portal CTB com O Cafezinho