O Encontro Sindical Nossa América (Esna) em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizam até a próxima sexta-feira (26) o Curso de Formação Esna/SUL, na cidade de Praia Grande, em São Paulo.
O encontro, que começou na segunda (22), reúne mais de 20 participantes vindos da Argentina, Brasil, Cuba, Costa Rica, Uruguai e Paraguai que trocam experiências sobre a formação sindical em seus países.
De acordo com a secretária de Formação e Cultura da CTB, Celina Arêas, esta atividade que debate como o Esna pode formar seus quadros sindicais na América Latina e Caribe é necessária para que a classe trabalhadora tenha consciência e intensifique a luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
Na terça-feira (23), o secretário de Relações Internacionais da central e coordenador da FSM Cone Sul, Divanilton Pereira, apresentou uma aula com o tema “O que é o Esna? A integração Latino-americana e a contraofensiva da direita”, na qual destacou o atual momento político vivido na região.
O dirigente acredita que a unidade é fundamental para que não haja retrocesso nas conquistas dos povos e através do Esna a classe trabalhadora pode se fortalecer e traçar estratégias para resistir ao avanço das forças conservadoras.
O curso segue nesta quinta (25) com a apresentação da professora Nereide Saviani (Brasil) sobre pedagogias de base marxista, também integra a mesa o uruguaio Diego Alonso.
No encerramento do encontro, na sexta (26), será feita uma avaliação da atividade, além da exposição feita pelo debate realizado nos grupos de trabalho.
A iniciativa faz parte da formação do Esna que está em sua sétima edição este ano e ocorrerá no Uruguai (leia aqui a convocatória).
Portal CTB com informações do CES