O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta terça-feira (27) que a vitória do presidente boliviano, Evo Morales, no referendo pela aprovação da nova Constituição insere a Bolívia em uma "mudança de época".
Chávez destacou que no referendo de domingo na Bolívia "foi imposto o voto do povo humilde, dos povos indígenas, dos excluídos por 500 anos. Porém, é necessário dizer que essa vitória eleva a Bolívia, que se insere no processo histórico que o presidente equatoriano, Rafael Correa, já classificou como uma mudança de tempo", afirmou.
O presidente venezuelano acrescentou que, em sua opinião, "este processo carrega consigo uma profunda revolução social, que se expressa poderosamente no âmbito do político e do jurídico". "É assim que vai nascendo na América do Sul uma nova doutrina constitucional, fundamentada no poder constituinte originário de nossos povos", opinou o presidente venezuelano.
Apuração lenta
Transcorridas quase 48 horas desde o encerramento do processo eleitoral, o Conselho Nacional Eleitoral boliviano havia apurado até o fim da tarde desta terça-feira apenas 71,32% dos votos do referendo constitucional.
A cada parcial divulgada se confirma a vitória do 'sim'. Até o momento, a aprovação da nova Constituição do país obteve 59,25% dos votos válidos, contra 40,75% do 'não.
Somente nos departamento de Pando e Tarija a apuração já havia sido encerrada no final da tarde desta terça-feira. Em ambos o 'não' foi o vencedor, 59,04% e 56,66% dos votos.
Em La Paz, no entanto, com 68,44% dos votos apurados, o 'sim' vencia com folga, chegando a 76% dos votos. Em Oruro, também favorável à nova Carta, com 90% da apuração o 'sim' chegava a expressivos 72%.
Vermelho