Nesta sexta-feira (14), pela manhã, na abertura da Plenária Estadual do Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva do Sistema Político, militantes políticos e sociais homenagearam o líder sindical José Souza de Jesus. Ex-presidente do Seeb-SE (Sindicato dos Bancários de Sergipe), Souza faleceu no mês passado dia 21.
A plenária aconteceu na sede do Seeb-/SE. A atual presidenta do sindicato, Ivânia Pereira se emocionou e agradeceu aos coordenadores do Comitê Estadual do Plebiscito da Reforma Política pela iniciativa. Ela estava acompanhada de membros da direção do sindicato. Ivânia Pereira lembrou que no mês de setembro deste ano, José Souza participou da mobilização e coleta de assinaturas da população em defesa do projeto de lei de iniciativa popular que busca mudar o atual sistema político brasileiro.
O vídeo intitulado “Souza, presente!”, traz imagens de Souza participando de várias manifestações políticas na cidade. “A homenagem a Souza foi muito bonita. Nós emocionamos, porque as pessoas que estavam nessa plenária conhecem a história dele. Todo mundo da militância de esquerda tem muito respeito a Souza”, afirmou um membros da consulta Popular, advogado e produtor do vídeo, Herick Argolo.
Constituinte
Depois das homenagens a Souza, a plenária proporcionou o debate sobre a análise da atual conjuntura política do País e aprovou tarefas para mobilizar a sociedade local em torno da proposta da Constituinte para reformar o Sistema Política brasileiro. Estavam no encontro representantes do Movimento Levante Popular, Seeb-SE, CTB, CUT, MST e os partidos políticos PT, PC do B e a Consulta Popular.
“Entendemos que chegou a hora desse movimento ir para as ruas para buscar mais apoio popular. Dentro do atual Congresso Nacional nada vai avançar. Na composição atual, os deputados e senadores deste congresso são mais conservadores dos que estavam em 1964, no período da Ditadura Militar”, define uma das coordenadora do comitê Estadual do Plebiscito Popular, Dalva da Graça.
O secretário de políticas sociais, gênero e raça da CTB/SE, José Aparecido Santos afirma que “teremos de reforçar a mobilização para garantir a construção e a convocação de uma Assembleia Constituinte, que tenha como centralidade o tema da Reforma Política”. Depois da plenária, os militantes foram panfletar nos calçadões do centro de Aracaju.
Por Déa Jacobina, do Seeb-SE