O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sâo Paulo (Sintaema) esta reforçando a campanha contra a tentativa de tercerização de todos os setores da Sabesp. De acordo com a entidade, como se já não bastasse o alto grau de terceirização que atinge a Sabesp, agora a empresa decidiu de forma intempestiva terceirizar os laboratórios das estações de tratamento de esgoto.
O controle e a análise sempre foram feitos com muita competência pelos trabalhadores dos laboratórios, e nem mesmo quando a ETE Barueri era terceirizada estes serviços deixaram de ser feitos por nossos profissionais.
O Sintaema sempre foi contra a terceirização das atividades-fim por vários motivos: são essenciais à população, portanto devem ser feitos pelos profissionais da Sabesp, e não por empresas terceirizadas, pois estas visam o lucro e não o bem estar da população.
Além disto, os trabalhadores destes laboratórios estão apreensivos, já que o destino deles é incerto.
“Terceirizar uma área essencial como os laboratórios é colocar em risco a qualidade dos processos de tratamento de esgoto nas ETE’s, podendo levar ao descumprimento da lei ambiental”, destaca o Sintaema em nota.
Em reunião com os superintendentes da MT e do RH da empresa, no último dia 17, foram esclarecidos alguns detalhes e será agendada uma reunião com os trabalhadores dos laboratórios para elucidar dúvidas.
O Sintaema afirma que deixou clara a sua posição sobre terceirizar atividades-fim: é contra! Juntos na luta.