Entidades Sindicais e bancários de Irecê reforçam a greve no BNB

A maioria dos bancários de todo o país, aprovaram as propostas da Fenaban e as específicas dos bancos públicos, encerando a greve da categoria iniciada no dia 30. Nos estados do Nordeste, apenas o funcionalismo do Banco do Nordeste do Brasil, continua com as suas atividades paralisadas.

Os benebeanos de Irecê e Região, também rejeitaram a proposta durante assembleia realizada no último dia 6, decidindo pela continuidade da greve que hoje completa nove dias. No oitavo dia de mobilização, o BNB enviou nota ao seu funcionalismo informando que “não restará ao Banco senão a alternativa de ajuizamento do Dissídio Coletivo perante o Tribunal Superior do Trabalho”, na tentativa de interromper o movimento grevista dos trabalhadores.

“Chegamos ao nono dia de greve no BNB, e a direção do banco ao invés de negociar, assedia os trabalhadores ameaçando instaurar dissídio coletivo, junto ao TST. Essa postura intransigente merece nosso repúdio e é um claro convite a ampliação do movimento paredista entre os benebeanos.” destaca Carlos Alberto, presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.

Com o apoio da CTB Regional Irecê e outras entidades sindicais, as agências do BNB em Irecê, Morro do Chapéu e Xique-Xique, que pertencem a base do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, permanecem fechadas garantindo o quadro de 100% de adesão ao movimento.

“Apoiamos a luta incansável dos trabalhadores do BNB, que tem visto suas reivindicações sendo ignoradas todos os anos. A nossa central sindical não poderia ficar alheia a esse tratamento irresponsável do patronato, por isso estamos aqui solidários aos benebeanos.” esclareceu, o coordenador da CTB Regional Irecê, Rafael Sydartha.

A proposta apresentada no dia 03/10, inclui o mesmo reajuste da Fenaban de 8,5% e 9% no piso, porém os bancários do BNB esperam uma nova proposta que contemple não só as cláusulas econômicas, mas outros itens importantes das reivindicações específicas como plano de cargos e salários, isonomia de tratamento, dignidade previdenciária e saúde, além da melhoria do patamar de reajuste pelo menos para os níveis da Caixa Econômica Federal, que chegou a 9% sobre todas as verbas, e com uma promoção em todos os níveis de salário no mês de janeiro do próximo ano.

Fonte: Bancários de Irecê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.