Centrais gaúchas debatem índice do piso que será reivindicado

As centrais sindicais do estado se reuniram novamente, nesta terça-feira (26/8), para uma segunda rodada de conversas a fim de definir estratégias para a campanha do Salário Mínimo Regional 2015. Os dirigentes da CTB, CUT, UGT, Nova Central e Força Sindical discutiram sobre o índice que será reivindicado e construíram juntamente com o economista do DIEESE, Ricardo Franzoi, o documento que será entregue ao Governo até meados de setembro. Também participaram do encontro diretores da Fecosul, Fetag, Sindimov de Passo Fundo, Sindicato dos Comerciários de Sarandi e Sinttel.

As centrais sindicais defendem que a valorização do piso regional, ao contrário do que alguns setores empresariais afirmam, significa um poderoso instrumento de democratização da renda, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para três milhões de trabalhadores e trabalhadoras gaúchos.

Além disso, a valorização do Piso Regional pode contribuir tanto para o crescimento quanto para a estabilidade da economia na medida em que este sistema tem o potencial de gerar uma sólida circulação da demanda de consumo para um crescimento sustentável via círculo virtuoso de salários e demanda agregada.

O documento será finalizado nos próximos dias para que seja entregue ao Governador do Estado antes das eleições.

Fonte: aline Vargas