Diante do aumento crescente de ataques a bancos, os sindicatos da Bahia, Vitória da Conquista, Irecê, Ilhéus e Jacobina promoveram, nesta terça-feira (5/8), o Dia de Luta por Segurança nos Bancos, com manifestações e visitas às agências bancárias. O objetivo é alertar a população e cobrar dos bancos investimento em segurança.
Em Salvador, o Sindicato da Bahia realizou um ato no Bradesco Comércio, pela manhã. Em Vitória da Conquista e Jacobina, as entidades sindicais visitaram as agências bancárias, alertando funcionários e clientes quanto aos riscos que são expostos diariamente devido ao pouco investimento dos banqueiros. O Sindicato de Ilhéus protestou, pela manhã, em frente à agência do Banco do Brasil contra o descaso com a segurança bancária.
Já em Irecê, os bancários também fizeram uma manifestação em frente ao BB, com a presença dos familiares do vigilante Ivan Lúcio Silva, assassinado no ataque ao carro forte, ocorrido no dia 18 de julho. Participaram ainda os representantes do Sindicato dos Vigilantes da Bahia, da CTB Regional Irecê e do Sindicato dos Comerciários de Irecê e Região.
Triste estatística
Na Bahia, o número de ataques a bancos em 2014 chegou a 142, sendo 121 no interior do Estado e 21 em Salvador. O Banco do Brasil é o líder disparado com 68 registros. Depois aparece o Bradesco com 44 casos. As demais organizações financeiras somam 30 ataques.
Fonte: Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe