Mais de 5 mil pessoas participam da Festa do Trabalhador do Sindimetal Jagariúna

A Festa dos Trabalhadores 2014 organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal) reuniu mais de 5 mil pessoas no Amparo Atlético Clube, no domingo (04), para a celebração do Dia do Trabalhador.

O evento reuniu os trabalhadores e trabalhadoras associados à entidade e seus familiares, que ao longo do dia puderam aproveitar gratuitamente as atrações preparadas pela direção do Sindicato. O SindMetal representa mais de 10 mil trabalhadores metalúrgicos de Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra e Monte Alegre do Sul.

Reflaxão e luta

1maio jaguariuna

O dia era de festa, mas os dirigentes do Sindicato fizeram questão de destacar a importância histórica do 1º de Maio, marcado pela luta dos trabalhadores por mais dignidade e melhores condições de trabalho. Temas que há tempos mobilizam a classe trabalhadora do país foram reforçados nos discursos dos sindicalistas, como a luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário, pelo fim do fator previdenciário, que achata o valor das aposentadorias, e a derrubada do projeto que libera a terceirização nas empresas.

Os dirigentes destacaram a consciência de luta dos trabalhadores sindicalizados que ajudam a fortalecer o Sindicato. Para o presidente do SindMetal, José Francisco Salvino, o Buiú, é fundamental manter esta união para que mais conquistas possam ser alcançadas nas empresas metalúrgicas da região. “Esta festa só é possível graças a vocês, que são sócios do Sindicato e compreendem a importância de participar da entidade. Esperamos no ano que vem fazer uma festa ainda melhor para todos”, finalizou.

Lideranças sindicais e políticas presentes no evento ajudaram no coro em defesa das bandeiras trabalhistas. “Queremos melhores condições de trabalho, queremos mais educação, saúde, segurança e não vamos aceitar que mexam nos direitos dos trabalhadores”, discursou o presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-SP), Onofre Gonçalves. O deputado federal Gustavo Petta (PCdoB) e o vereador de Americana Davi Ramos (PCdoB) frisaram a necessidade de união dos trabalhadores com seus sindicatos para pressionar a classe política a aprovar a redução da jornada de trabalho e as demais reivindicações trabalhistas.

Médicos cubanos

A festa teve a presença de vários dirigentes sindicais, dos vereadores Pedrinho do Gás (PCdoB), de Amparo, e Laurizio Ravictor (PT), de Pedreira, de secretários municipais, e contou ainda com a participação especial de 15 médicos cubanos que estão atuando na região através do Programa “Mais Médicos” do governo federal. Eles foram homenageados pela direção do SindMetal e cumprimentados pelo trabalho que vêm desenvolvendo em prol da saúde da população brasileira, em especial nos municípios da região.

Por Bruno Felisbino – Sindmetal