Nesta quarta-feira (26), os paraguaios farão uma greve geral contra as políticas entreguistas do governo de Horacio Cartes. Convocada pelas centrais sindicais daquele país, a mobilização tem amplo apoio da população. A Federação Sindical Mundial Américas emitiu uma nota em respaldo à greve.
Leia abaixo a íntegra da nota:
A Federação Sindical Mundial em “Nossa América” se solidariza com a justa greve convocada pelo movimento sindical paraguaio e rechaça a pretensão do governo de qualificá-la como violenta
Esta, que seguramente será uma aguerrida manifestação de repúdio à política econômica e social do presidente Horacio Cartes que, sem dúvida, constituirá genuína expressão democrática dos trabalhadores e suas organizações sindicais contra a imposição das medidas avassaladoras de direitos trabalhistas e humanos que atentam contra a já precária existência dos trabalhadores paraguaios e seus familiares, pretende-se por parte do governo deslegitimar o falso argumento de que – sem ainda ter se realizado – será violenta.
Após pretender criminalizar o protesto antes de que ele ocorra, [o governo] tenta intimidar os participantes e por outra, justificar dias antes de seu desenvolvimento, a repressão desta pacífica expressão em favor da preservação de seus direitos.
A Federação Sindical Mundial na “Nossa América” manifesta seu pleno apoio a esta manifestação e responsabiliza o governo pelas consequências que possam ocorrer de sua injustificável repressão.
Federação Sindical Mundial região da América Latina e Caribe