A direção da CTB Minas Gerais organizou o Planejamento Estratégico Situacional (PES) para definir as prioridades de ação durante o ano. Essa é a segunda vez que a Central em Minas realiza o PSE.
O planejamento foi coordenado por Augusto Petta e Liliane Lima, do Centro de Estudos Sindical e do Trabalho (CES). O encontro aconteceu no sítio da Fetameg (Federação do Trabalhadores em Agricultura) durante os dias 15 e 15 de fevereiro. Dentro da metodologia do planejamento, os diretores da CTB elegeram três prioridades para o ano.
O funcionamento da diretoria, a formação e o relacionamento com a base foram eleitos os pontos prioritários para atuação da CTB Minas. A questão política foi destacada como ponto central que permeia toda a ação da Central.
Após identificarem de forma coletivas os eixos prioritários da Central, os diretores elaboraram ações e traçaram objetivos em cada área de atuação para serem executados durante o ano.
Além da diretoria executiva da CTB-MG, participaram do planejamento sindicalistas convidados com o objetivo de ampliar e fortalecer o comprometimento com a Central no Estado.
Liliane lembrou a importância deste planejamento considerar as duas grandes pautas políticas deste ano: a Copa do Mundo e as eleições.
Segundo o presidente da CTB-MG, Marcelino Rocha, o fundamental do planejamento é que os dirigentes e filiados tenham a oportunidade de conhecer e participar da rotina da Central e a articulação com a vida política no país e no Estado. Marcelino destacou também a importância da comunicação para atingir os objetivos aprovados, sobretudo, a mobilização e o relacionamento com a base.
Fonte: CTB-MG