Termina nesta sexta-feira (14), o processo eleitoral para a nova diretoria da Assufba (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos das Universidades Públicas Federais e Fundações Apensas do Estado da Bahia), que começou na quinta-feira (13).
Duas chapas concorrem ao pleito: a Chapa 1 – “Sindicato É Pra Lutar”, é composta por integrantes da CTB e encabeçada pela atual presidente Renato Jorge; já a chapa 2, conta com o apoio da CUT.
Para o presidente da CTB-BA, Aurino Pedreira, a Assufba tem feito uma administração excelente do ponto de vista das melhorias para os servidores que ela representa. “Mas, acima de tudo, ela tem uma visão, uma leitura muito classista, e um sindicalismo que tem esse nível de consciência avançada tem que ser reconhecido. Nós não podemos perder a oportunidade de dar continuidade a esse projeto”, afirmou.
A apuração das 49 urnas, que se encerra às 17h da sexta-feira, está programada para o sábado, pela manhã. O maior eletorado está localizado em Cruz das Almas, com 280 votantes.
Tentativa de golpe
Para Pascoal Carneiro, secretário nacional de Previdência, Aposentados e Pensionistas da CTB, que acompanha a eleição, a votação transcorre de forma tranquila, demonstrando a transparência e democracia de todo o processo conduzido pela Assufba.
“Estamos confiantes. A categoria está votando e ratificando a ótima condução dessa diretoria”, destacou o dirigente da CTB, ao comentar a atitude equivocada da Chapa 2. “Eles cometeram um grave erro ao deixar o advogado da Chapa usar a petição para suspender as ações da categoria. Atitude que revoltou os trabalhadores. Grande maioria votando na Chapa 1 pela boa gestão, mas também em função desse erro que prejudicou cerca de 6.500 trabalhadores envolvidos”.
O advogado da Chapa 2 interpôs um pedido de retenção de honorários na tentativa de atrapalhar o rápido andamento da execução dos processos movidos pela Assufba, que exige 3,17% para a categoria.
Fundado como Associação, em 1º de dezembro de 1980, e, posteriormente, passando à condição de sindicato, a Assufba, que é filiada à CTB, representa cerca de 6.500 trabalhadores técnico-administrativos, ativos e aposentados das universidades públicas federais e fundações apensas do Estado da Bahia, com representações em Salvador, Barreiras, Vitória da Conquista, Oliveira dos Campinhos, Cruz das Almas, Amargosa, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus.
Portal CTB