A direção da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras São Paulo realizou, na manhã da última quinta-feira (30), uma reunião com a toda a sua direção, em Sorocaba, interior do estado.
A escolha da região para realização do encontro – Sindicato dos Servidores Municipais de Sorocaba- se deu para promover a descentralização dos locais das reuniões, com o objetivo de fortalecer e consolidar as subsedes, que serão inauguradas oficialmente ao longo dos próximos meses. A próximaserá realizada em Ribeirão Preto.
Fortalecimento dos sindicatos
O objetivo encontro, que contou com a presença de membros da executiva e também suplentes, além de analisar o cenário político e traçar um calendário de atividades de mobilização em todo o estado.
No encontro, os sindicalistas aproveitaram para fazer o lançamento estadual do projeto Coral (Centro de Organização, Apoio e Logística às Entidades Sindicais), que visa fortalecer os sindicatos e a organização da Central.
A apresentação foi realizada pelo secretário-geral da CTB Nacional Wagner Gomes, que destacou a importância da nova ferramenta. “O objetivo do CORAL é fortalecer o sindicalismo. Ao contrário do que apregoa a grande mídia, as entidades sindicais têm grandes problemas financeiros no Brasil. Deixando de lado alguns grandes sindicatos, a maioria sobrevida a duras penas para defender os interesses de suas categorias”, complementa Wagner Gomes.
Ações para 2014
O encontro discutiu o calendário que atividades que devem ser realizadas nos próximos meses, dentre elas o ato convocado pelas Centrais Sindicais para o dia 9 de abril, em São Paulo, em defesa de avanços na Agenda da Classe Trabalhadora.
Os sindicalistas destacaram a importância de uma grande mobilização, garantindo a participação dos trabalhadores paulistas nesse importante ato. “É muito importante que priorizemos essa ação, que deve pressionar o governo a negociar os itens que fazem parte da Agenda da Classe Trabalhadora. Temos que nos mobilizar”, destacou o presidente estadual, Onofre Gonçalves.
Rolezinho da CTB
Outro tema debatido, parte da agenda de ações é o chamado “Rolezinho”, que envolve a campanha “Vista essa camisa, venha para a CTB” , que pretende fortalecer o laço com os trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias, levando a Central e suas bandeiras aos locais de trabalho.
Toda semana, dirigentes cetebistas estarão na portaria das fábricas e empresas entregando um jornal de apresentação e revistas. O primeiro local visitado foi o prédio do banco do Itaú. Participaram da atividade, além do presidente estadual, Onofre Gonçalves, o presidente nacional Adilson Araújo e dirigentes do núcleo bancário.
“Fomos levar o nosso apoio e divulgar nossa campanha, que visa fortalecer o elo com o trabalhador que está no chão da fábrica, no local de trabalho, para conhecer as especificidades de cada categoria e, dessa forma, direcionar a nossa luta. Essa é uma iniciativa que todo sindicalista deveria ter”, ressaltou Onofre Gonçalves.
A próxima visita será a portaria da fábrica da General Motors (GM), em São Caetano do Sul, na próxima quarta-feira (05/02).
Também fará parte da agenda da estadual, o ato unitário que acontece nesta sábado (01) em São Bernardo do Campo, para resgatar a memória e a verdade dos fatos ocorridos durante a ditadura militar no país.
Serão homenageados diversos trabalhadores e sindicalistas, entre eles representantes da CTB e de diversas categorias de sindicatos filiados como metroviários, metalúrgicos, entre outras.
Fonte: CTB São Paulo