Surpreendente e extremamente produtivo. Assim pode ser classificado o Seminário de apresentação do plano de lutas da Secretaria de Saúde da CTB Bahia, realizado nesta terça-feira (28), em Salvador. A atividade reuniu representantes de diversas entidades sindicais da capital e do interior do estado para discutir as ações da CTB nesta área tão importante, que é saúde do trabalhador e trabalhadora.
O encontro foi divido em duas partes. Pela manhã, os participantes puderam ouvir as exposições do presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, que falou sobre a atuação da CTB e também do dirigente metalúrgico e conselheiro estadual de Saúde Francisco Silva sobre os desafios da política de saúde do trabalhador no cenário atual. A parte da tarde foi dedicada à apresentação do plano de lutas da secretaria de Saúde para 2014.
“Fundamental foi a presença marcante do conjunto das entidades sindicais da CTB do interior e da capital. Todos querendo participar deste debate tão rico e no qual a CTB tem um acúmulo muito grande. Nossa contribuição foi no sentido de contextualizar a discussão da saúde do trabalhador neste momento de crise econômica mundial e discutir as formas de pautar esta discussão na Conferência Nacional de Saúde, que acontece este ano. Este será uma das prioridades da CTB em 2014”, afirmou Aurino Pedreira.
Planos e ações
As discussões sobre a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que acontece em novembro, permeou todos os debates, não apenas por ser o principal evento da área de saúde em 2014, mas, principalmente por se mostrar uma grande oportunidade para pautar discussões importantes sobre a saúde do trabalhador, que vão muito além do combate a doenças ocupacionais.
“Percebemos uma vontade muito grande da militância em discutir questão da saúde. Todos queriam contribuir com o debate, saber como se articular para participar de todas as etapas preparatórias da Conferência, além de tirar dúvida sobre diversas questões que envolvem a saúde do trabalhador”, informou a secretária de Saúde da CTB, Jaíra Santiago.
Para atender a esta expectativa, a Secretaria de Saúde pensou em uma agenda de atuação que começa com o fortalecimento dos coletivos de saúde nas entidades que compõem a CTB, passa pela formação de uma militância em saúde, que possa participar de forma destacada das conferências municipais, regionais e estadual de Saúde, disputando a indicação para a etapa nacional, além de ocupar espaços em fóruns, conselhos e outras instâncias de discussão sobre a saúde do trabalhador.
O planejamento inclui também a participação da CTB na construção de grandes eventos nas datas de referência da saúde, em congressos e todos os eventos em que possa colaborar para a discussão sobre este importante tema. “Vamos preparar ainda o Seminário de Saúde da CTB e começar a discutir como ajudar na formação políticas da militância na área de saúde. A nossa ideia é ampliar o debate e ampliar a atuação da CTB na área”, concluiu Jaíra.
Fonte: CTB-BA