Os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, decidiram entrar em estado de greve devido à falta de pagamento que se arrasta há alguns meses na instituição.
A decisão foi aprovada com unanimidade em assembleia, realizada na manhã desta quarta-feira (8), pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Sorocaba e Região (Sinsaúde), filiado à CTB.
Segundo Milton Sanches, presidente do sindicato, apenas 10% dos funcionários receberam salário nesta quarta-feira, quinto dia útil do mês, o que quer dizer que foram pagos apenas R$ 350 mil de uma folha de pagamento de R$ 1,2 milhão.
De acordo com Sanches, o aviso de greve foi entregue ao hospital e caso não ocorra o pagamento até a próxima sexta-feira, os funcionários devem paralisar os atendimentos do convênio e pronto socorro municipal na segunda, mantendo apenas 30% do atendimento.
Entre as reinvindicações estão, além do pagamento de todos os funcionários, 30 cestas básicas que não foram pagas em dezembro e a exigência de segurança para os funcionários no pronto atendimento.
De acordo com o presidente do Sinsaúde, continua havendo confusão no local. “A partir de hoje, quando não tiver nenhum médico atendendo, os funcionários irão fechar as portas para não continuarem se expondo”, disse. A Santa Casa deve se manifestar por meio de sua assessoria.
Portal CTB com agências