A CTB participou nos dias 26 e 27 de outubro, da Conferência Sindical Internacional, da Federação Sindical Mundial (FISE/FSM), em Bruxelas representada por Marilene Betros, diretora do Jurídico e vice-coordenadora da APLB-Sindicato e secretária da Mulher Trabalhadora da CTB Bahia.
Um dos objetivos foi propor a FISE que encampe três grandes campanhas: em defesa de uma educação de qualidade para todos e todas; educação não é mercadoria: contra a mercantilização da educação, e a construção de um projeto educacional transformador, que acompanhe o desenvolvimento no campo do saber e das novas exigências e comportamentos vividos pelos nossos jovens e crianças.
Em seu discurso no parlamento europeu, Marilene, que também é vice-presidente da FISE, ressaltou a importância de organizar a entidade em todos os continentes para o enfrentamento da pesada crise do sistema capitalista numa perspectiva de que a resposta é a união da classe trabalhadora por um novo regime solidário que é o socialismo.
O discurso de Marilene Betros explorou o tema “A escola contemporânea, o papel dos professores e a defesa da educação pública”. Também aprofundou o debate elencando pontos sobre “A transição da América Latina para uma nova ordem mundial”; “A educação faz a diferença no desenvolvimento”, e por último, destacou a “Educação no Brasil”.
Fonte: APLB- Sindicato
Clique aqui para ler a íntegra do discurso feito por Marilene Betros