Preocupada com o agravamento da crise econômica mundial e os seus reflexos no Brasil e na Bahia, a CTB decidiu antecipar o debate sobre as perspectivas de crescimento da economia baiana para 2014, promovendo um encontro com o economista e secretário estadual de Planejamento, Sérgio Gabrielli. O evento, realizado na manhã desta sexta-feira (11), em Salvador, contou com a participação de lideranças sindicais de diversas categorias.
“A CTB antecipa o debate sobre as perspectivas da Bahia para 2014, não apenas em relação à economia, mas também à política. Acho que isso é fundamental. A discussão de hoje permeou questões que envolvem os trabalhadores do serviço público, a política industrial, a economia e também sobre a Bahia que nós queremos, em relação a políticas públicas de interesse de toda a sociedade”, afirmou Aurino Pedreira, presidente da CTB Bahia.
Para Pedreira, a CTB saiu bastante fortalecida do debate com o Gabrielli, que é um economista bastante conhecido e ocupa também um cargo no governo do estado, o que possibilitou a troca de informações, com contribuições importantes dos trabalhadores sobre as perspectivas da Bahia neste momento.
Crescimento
Apesar da crise mundial, segundo Sérgio Gabrielli, a Bahia está vivendo o período de maior crescimento econômico dos últimos 100 anos, com a expectativa de investimentos privados de cerca de R$ 76 bilhões nos próximos cinco anos e aplicação de 60% destes recursos no interior do estado, gerando emprego e renda em diversas regiões. Do outro lado, o Estado também tem investido em ações para fomentar a agricultura familiar, os pequenos comércios e indústrias, que estão entre os setores de maior crescimento.
Gabrielli apontou também a necessidade do governo do estado ampliar suas operações de crédito para viabilizar a captação de mais recursos para projetos que aumentem a inclusão produtiva da sociedade, além de aumentar a eficiência do serviço público, evitando o desperdício e adotando um conjunto de ações para atender às necessidades da população e as demandas dos trabalhadores do setor.
Debate
O encontro desta sexta-feira é parte de uma série de debates que a CTB promove com o intuito de preparar os trabalhadores para os desafios a serem enfrentados no próximo ano, em um cenário que aponta o agravamento da crise econômica mundial. O objetivo é entender quais são as perspectivas em relação à geração de emprego e aos investimentos que estão sendo feitos no estado.
Ascom da CTB Bahia