Greve paralisa 37 agências da base do Sindicato de Chapecó

A greve nacional dos bancários, que iniciou no dia 19, cresce a cada dia. Na base do Sindicato dos Bancários de Chapecó, Xanxerê e Região há 37 agências e dois PABs (Postos de Atendimento) paralisados. A expectativa é de mais adesões à greve hoje. Em outros sindicatos da região oeste são 31 agências paralisadas.

Até o final desta segunda-feira, a greve somava 9.015 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados paralisados nos 26 estados e Distrito Federal, um crescimento de 23,8% em relação à sexta-feira 20, quando havia 7.282 dependências em greve.

Reivindicações:

Reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação);
Melhorias na PLR (Participação dos Lucros e Resultados), no auxílio-alimentação e auxílio-creche/babá e auxílio-educação;
Piso salário mínimo do Dieese;
Melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoece os bancários;
Emprego: fim das demissões, mais contratações para melhorar o atendimento ao público, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, especialmente ao PL 4330 que precariza as condições de trabalho, além da aplicação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que proíbe as dispensas imotivadas;
Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários;
Prevenção contra assaltos e sequestros, com o fim da guarda das chaves de cofres e agências por bancários.

Até o momento, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) não se manifestou, ou seja, não há agendamento para nova reunião entre os representantes dos bancos e o Comando Nacional dos Bancários. A greve segue por tempo indeterminado.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Chapecó, Xanxerê e Região – CTB