Neste 12 de setembro, completa-se 15 anos da injusta prisão dos Cinco Cubanos, que foram detidos nos Estados Unidos por evitar ações terroristas contra a ilha caribenha.
Para lembrar a data, serão feitas atividades em vários partes do mundo em solidariedade aos heróis cubanos. Em São Paulo haverá uma exposição com fotos e vídeos que contará a história de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René Gonzáles, que recentemente conseguiu sua liberdade e está liderando a campanha pela libertação de seus companheiros.
O cônsul geral de Cuba em São Paulo, Alexander Quintana Cañete, afirmou que as atividades “farão um chamado para sensibilizar a população norte-americana pela libertação dos Cinco Cubanos”, ele explicou que as manifestações terão como símbolo a fita amarela, que nos Estados Unidos é usada como esperança de que alguém que está longe de casa retorne, essa tradição é tema da canção “Tie a Yellow Ribbon Around the Old Oak Tree” (amarre uma fita amarela ao redor da velha árvore de carvalho), tema da campanha mundial pela libertação dos Cubanos.
Para o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, a luta pela liberdade dos cubanos simboliza a solidariedade internacional em torno do projeto político que Cuba representa e que por isso, há mais de 50 anos sofre um boicote econômico imposto pelos Estados Unidos.
Divanilton destacou ainda que “a CTB é partícipe histórica dessa luta por compreender que Cuba é uma referência para que hoje a América Latina esteja em outro patamar, por isso a CTB conclama os estados a multiplicarem esta atividade que antes de tudo é anti-imperialista”.
O ato na capital paulista, que é organizado pelo Consulado da República de Cuba em São Paulo, ocorrerá nesta quinta-feira (12) a partir das 19horas no Memorial da América Latina, que fica perto da estação barra funda do metrô.
Ouça a música “Tie a Yellow Ribbon Around the Old Oak Tree“
{youtube width=”505″ height=”450″}LtLiglq5asQ{/youtube}
Portal CTB