Em assembleia, realizada na manhã desta sexta-feira (30), dezenas de servidores públicos municipais de Patos, na Paraíba, convocados pelos três sindicatos representativos, aprovaram a realização de uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 10 de setembro.
Realizada na Associação Comercial de Patos, a assembleia contou com a participação dos presidentes do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (Sinfemp), Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias (Sindacse), Sindicato dos Odontologistas do Estado da
O presidente da CTB-PB e vice-presidente do Sinfemp, José Gonçalves, disse que a greve vai ser deflagrada devido ao desrespeito com os servidores públicos do município por parte da prefeita Francisca Motta e a quebra do acordo firmado pela gestão com categorias dos servidores que lutam pela aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários.
José Gonçalves chegou a relatar que os servidores públicos da educação também vêm sendo desrespeitados pois está sendo imposto o deslocamento irregular de funcionários públicos.
O presidente do Sindacse, João Bosco Eleutério de Assis, enfatizou a necessidade da união dos agentes de saúde e de endemias, tendo colocado a proposta de greve sendo aprovada por todos os presentes no sentido de reverter o atual quadro, especialmente a garantia da aprovação do PCCS da mesma forma que foi aprovado no Conselho Municipal de Saúde.
A greve atingirá todos os serviços prestados pela secretaria de saúde, como PSF’s, Postos de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Odontólogos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Pronto Atendimento Maria Marques (Jatobá), Vigilância Sanitária, dentre outros.
Ao final da assembleia, as centenas de funcionários presentes saíram em passeata pelas ruas de Patos e se concentraram em frente à Prefeitura Municipal, onde foi realizado um ato público. Para José Medeiros, presidente do Sondodonto, a prefeita Francisca Motta pode reverter à situação, pois todos os problemas vêm sendo causados pela própria prefeita que está deixando a desejar no seu slogan de “Prefeita da Saúde”.
Compareceram a assembleia e mobilização os vereadores Toinho Nascimento-PV e Diogo Medeiros-PSB, apoiando o movimento.
Os servidores tem reunião marcada para o dia 4 de setembro, às 17:00 horas na sede do Sindacse, para definir o comando de greve e discutir os últimos preparativos para a greve a partir do dia 10 de setembro no Município.
Portal CTB com Sinfemp