Os cerca de 1,6 mil metalúrgicos do turno da manhã da empresa Neobus de Caxias do Sul (RS) decidiram voltar ao trabalho desta terça-feira (20), após paralisarem as atividades na segunda-feira (19), pela negociação de um novo valor de PPR (Programa de Participação nos Resultados) e questões referentes a assédio moral. A decisão foi tomada em conjunto com o sindicato durante assembleia realizada na porta da fábrica.
Após reunião na tarde de ontem entre representantes da empresa e sindicato ficou estipulado o valor de R$ 830 para cada trabalhador, antes R$ 700. A empresa também se comprometeu a intervir nos casos de assédio moral relatados pelos trabalhadores. As horas paralisadas não serão descontadas.
“Mais uma vez a categoria demonstrou que união e mobilização garantem conquistas. O papel do sindicato é estar ao lado dos trabalhadores e eles podem sempre contar com o apoio da entidade que os representa. Pedimos à empresa também que respeite os trabalhadores e a entidade que os representa nas próximas negociações e não divulgue valores que não foram negociados. E que tomem providências quanto ao assédio moral, que é muito grave. O trabalhador merece e deve ser respeitado”, destacou Leandro Velho, presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos.
Ontem a tarde o sindicato realizou assembleia com os trabalhadores do segundo turno que aceitaram a proposta e trabalharam normalmente.
Por Fabíola Spiandorello