Professores do Maranhão participam de curso de Formação Sindical em Santa Luzia

Com o objetivo de intensificar a organização dos trabalhadores em prol da educação pública de qualidade, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), realizou neste final de semana (16 e 17), o curso de Formação Sindical, em Santa Luzia do Paruá. A abertura ocorreu no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e contou com a participação de cerca de 50 educadores da região.

Ao abrir o evento, o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, enfatizou que a luta dos trabalhadores precisa ir além das fronteiras sindicais. Segundo o dirigente, as batalhas travadas nas ruas contra gestores públicos só vão ganhar mais força no momento em que os educadores forem representados nos parlamentos.

“Precisamos incentivar os educadores a disputar os locais de decisão, tornando-os interlocutores da Educação nas esferas de poder. Afinal, os planos de cargos, carreiras e vencimentos, alvos de tantas greves, são votados nas Câmaras Municipais e nas Assembleias Legislativas. E, nesses locais, quem representa os interesses da educação quando a pauta é a valorização dos profissionais?”, questiona.

O diretor de Formação do sindicato, Williandckson Garcia, deu sua contribuição com a palestra sobre a origem dos sindicatos, lembrando a história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e aumento salarial, além também da participação nas reivindicações de direitos sociais. “O sindicato é fruto da luta entre trabalhadores e patrões, quando o trabalhador sente que está sendo explorado e começa a lutar pela valorização da sua mão de obra”, afirma.

O curso de Formação Sindical seguiu, no sábado, na Câmara Municipal de Santa Luzia do Paruá. Também acompanham as atividades, representando a direção estadual do Sinproesemma, o diretor de Patrimônio, Raimundo Oliveira; e o secretário-adjunto de Formação, João Sá, que promoveu um debate sobre a história do movimento sindical no Brasil.

Fonte: Sinproesemma