A greve dos professores da rede estadual de Mato Grosso completou uma semana nesta segunda-feira (19). A paralisação por tempo indeterminado, deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), é para reivindicar melhores condições de trabalho, a convocação dos classificados no último concurso público e ampliação de recursos na educação. No estado há 36 mil profissionais da educação e cerca de 430 mil alunos.
O sindicato também cobra a realização de concurso público e melhoria na infraestrutura das escolas. Esta é a segunda paralisação dos professores este ano no estado, já que em abril houve uma greve por reajuste salarial. Uma assembleia geral da categoria está agendada para o dia 26 de agosto.
A Secretaria de Estado de Educação informou que está em negociação com os profissionais em greve e que “avanços significativos foram firmados”. Entre eles, de acordo com a assessoria da Seduc, estão a chamada de concursados e organização de um novo concurso.
Portal CTB com agências