“Crescer e se fortalecer em Alagoas, avançar na unidade dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade”, é a palavra de ordem de Sinval Costa, novo presidente da CTB-AL, eleito do 3º Congresso Estadual, ocorrido no dia 18 de maio.
O evento, que reuniu cerca de 70 sindicalistas, além de eleger a nova Direção e Conselho Fiscal, promoveu alterações estatutárias e aprofundou a discussão das teses para o 3º Congresso Nacional , que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, em São Paulo.
Com 52 anos, o novo presidente da CTB mostra muita disposição de luta para fortalecer a Central no estado. Nascido em Vila Limoeira, no município de Pão de Açucar, esse alagoano começou sua militância, em 1982, no movimentos comunitário, defendendo moradia e melhores condiçoes de vida para a população da região. O sindicalista, inclusive, foi um dos fundadores da Federação das Associação de Moradores de Alagoas (Fama), que reuniu outras categorias como os médicos.
Atualmente, Sinval Costa é funcionário do Sindicato dos Bancários e pertence à categoria de trabalhadores de entidade sindicais, sendo representado pela Sintesfal (Sindicato dos TRabalhadores em Entidades Sindicais), entidade que ajudou a filiar há 22 anos.
“Sempre participei das lutas da categoria. Junto com os próprios bancários participamos de várias greves e mobilizações. E ao longo desses anos de lutas vamos adquirindo experiência”, destaca o dirigente.
Na gestão anterior, Sinval foi secretário-geral da CTB, mas agora como presidente os desafios são outros. “Aumentar o quadro de sindicatos filiados é um dos nosso desafios. Nosso plano é dar início a uma campanha de filiação de sindicatos para cumprir as metas do Planejamento Estratégico e conquistar nossa autonomia financeira”, destaca.
Outra meta, segundo Sinval, é ajudar na fundação de sindicatos e legalização de categorias que ainda não têm certificação do Ministério do Ttabalho (MTE), como aeroportuários, deficientes físicos, servidores municipais, entre outros.
Portal CTB