Uma embarcação que estava a serviço da Petrobras na costa do Ceará, na madrugada da última segunda-feira (12), naufragou após ser avariada por um incêndio. A informação foi divulgada na quarta-feira (14) pela estatal petrolífera.
O barco Ramco Crusader, da empresa Vestland Marine AS, estava prestando apoio a uma sonda que perfura o poço Tango, no bloco BM-POT-17, na Bacia Potiguar, quando o incêndio atingiu a casa de máquinas.
Os 15 trabalhadores que estavam na embarcação conseguiram ser resgatados a tempo, levados a barcos de apoio e encaminhados para a cidade de Fortaleza, a mais de 80 quilômetros de onde ocorreu o acidente.
O barco ainda navegou à deriva por alguns quilômetros até naufragar na noite do mesmo dia, a 45 quilômetros da costa do município cearense de Beberibe. Até o momento, não foram observadosvazamento de substâncias no local, mas equipes especializadas monitoram a situação.
Em reunião com representantes da capitania dos portos e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Orismar Holanda, presidente do Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí (Sindipetro CE/PI), que é filiado à CTB, garantiu que a entidade vai investir o ocorrido.
“A recuperação do óleo diesel que se encontra no interior do rebocador é a maior preocupação no momento, prevenir danos ambientais na área. Para isso, o diretor do sindipetro CE/PI Paolo Walterson, técnico de segurança, fará parte da comissão de análise do acidente”, disse o presidente do Sindipetro.
Portal CTB com Sindipetro CE/PI