Centenas de trabalhadores de diversas empresas participaram na última quarta-feira (08) da comemoração dos 96 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio), a entidade de classe mais antiga do país. O Sindicato completará 100 anos em 1° de maio de 2017, quando realizará uma grande festa para os metalúrgicos.
O presidente do Sindimetal-Rio, Alex Santos, relembrou que com muita luta a instituição resistiu ao golpe militar e ao período neoliberal. “A casa se manteve de pé na defesa dos interesses da classe trabalhadora, muitos deram sangue e suor. Vamos agora rumo ao centenário”.
O presidente da Fitmetal, Marcelino Rocha, ressaltou o importante papel do Sindicato na construção da Federação e disse que a entidade reflete a vontade dos trabalhadores. Marcelino destacou também o aniversário de 70 anos da CLT, “um importante instrumento de proteção do trabalhador”.
A festa contou com a participação de entidades sindicais de outros estados. O presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia (Fetim), Aurino Pedreira, parabenizou o Sindimetal-Rio e disse que a instituição é e sempre será referência de luta para os trabalhadores.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS), Leandro Velho, lembrou que recentemente o sindicato do Rio Grande do Sul completou 80 anos e que era com grande satisfação que participava da festa. “Quem está de parabéns são os trabalhadores que mantêm esta instituição, a mais importante ferramenta de luta dos trabalhadores”.
A representante da UIS Metal, Eremi Silva, destacou a importância das trabalhadoras: “Somos metalúrgicos e metalúrgicas e nos orgulhamos disso. Esta é a festa dos trabalhadores por um Brasil melhor”. O secretário-geral da CTB-RJ, Ronaldo Leite, falou das lutas do Sindimetal-Rio, principalmente no período da redemocratização do Brasil.
O presidente do PCdoB-RJ, João Batista Lemos, destacou como dois importantes momentos da classe trabalhadora a criação da CLT e a Constituição de 1988. “Vamos continuar na luta e avançar nas conquistas. Precisamos agora conquistar as 40 horas semanais, sem redução de salário, e o contrato coletivo nacional dos metalúrgicos”. A deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB), também compareceu à festa e saudou aos metalúrgicos por mais este aniversário do Sindicato.
A festa, que terminou ao som do hino dos trabalhadores – A Internacional, ainda contou com a homenagem aos metalúrgicos aposentados Waldinésio Gomes da Silva e Valter Ceciliano, que durante anos contribuíram para manter a entidade na luta.
Fonte: Sindimetal-Rio