CTB-RS comemora 1 de Maio com Ato Show e palestra sobre acidentes de trabalho

A CTB Rio Grande do Sul, os sindicatos filiados, entre eles o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, as rádios São Francisco e Mais Nova, e a Prefeitura de Caxias do Sul realizam o Ato Show do Dia do Trabalhador. As atividades serão realizadas no parque da Festa da Uva, com entrada e estacionamento gratuitos e passe livre no transporte coletivo.

A partir das 13h30, no Pavilhão 2, os trabalhadores poderão acompanhar os shows de Gian e Giovani, Maskavo, Gdo do Forró, Brilha Som, Victor Hugo e Samuel e, Juliano Moreira.

Durante a festa, terão destaque as lutas pelos direitos dos trabalhadores, com ênfase para os 70 anos da Consolidação das leis Trabalhistas. Criada por Getúlio Vargas através do decreto assinado em 1º de Maio de 1943. A CLT é considerada um verdadeiro patrimônio da classe trabalhadora.

Apesar desse caráter histórico, ela tem sofrido diversos ataques no Congresso Nacional, através da tentativa de aprovar projetos que flexibilizam direitos dos trabalhadores conquistados com muita luta. Além da defesa da CLT, o 1º de maio também trará a defesa da jornada de 40 horas semanais sem redução de salários, o fim do fator previdenciário, a igualdade de oportunidade entre homens e mulheres, a política de valorização dos aposentados, a regulamentação da Convenção 151 e a ratificação da Convenção 158, ambas da OIT.

Além do ato show as comemorações do Dia do Trabalhador a CTB realiza seminário “Em defesa da CLT e acidentes de trabalho”. A palestra acontece no dia 1º de maio, a partir das 9 horas, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região.

O seminário será ministrado pelos palestrantes Luiz Alberto de Vargas, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região, Vanius Corte, Chefe da Superintendência Regional do Trabalho de Caxias do Sul e Antonio Feldmann, vice-prefeito de Caxias do Sul. O mediador será Guimar Vidor, Presidente da CTB-RS.

Por Fabíola Spiandorello