CTB-RS convoca sindicalistas contra aumento abusivo das passagens de ônibus

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor, considera exorbitante o aumento do valor da passagem de ônibus decretada pela prefeitura de Porto Alegre.

O dirigente utiliza como argumento o estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que comparou a inflação do INPC da capital gaúcha com o percentual de reajuste das passagens entre 1994 e 2012.  Intitulado “A Manutenção do Desincentivo ao Transporte Coletivo em Porto Alegre”, o Dieese informa que, enquanto a alta dos preços foi de 281,31% nesse período, o preço do transporte coletivo subiu 670,27%.

Além de apoiar as manifestações de protesto contra o último reajuste – agora Porto Alegre é a segunda capital com a passagem de ônibus mais cara do país – o presidente da CTB-RS critica a administração municipal.

“Enquanto a presidenta Dilma Roussef reduz o valor da taxa de energia elétrica e diminui os impostos dos produtos da cesta básica, a fim de contribuir para melhorar as condições de vida dos trabalhadores e estudantes, a prefeitura de Porto Alegre está na contramão do esforço para melhorar a vida dos cidadãos da nossa capital”, critica Guiomar Vidor.

O presidente da CTB-RS convoca todos os sindicalistas para se somarem aos demais movimentos sociais nessa luta pela revisão do valor do reajuste da passagem decretada pela Prefeitura.

Fonte: CTB-RS