Ampliação de horário em shopping gera insegurança em comerciários de Salvador

Os shoppings de Salvador vão ampliar os horários de funcionamento no período natalino incluindo os domingos. Com isso, vão gerar insegurança para os trabalhadores, que ficarão expostos durante a volta para suas casas, em pontos de ônibus escuros e sem segurança, para aguardar por um transporte que tem a frota reduzida à noite e nos fins de semana.

O Sindicato dos Comerciários de Salvador, fialiado à CTB, vai se reunir com a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e com a Secretaria de Segurança do Estado na tentativa de conter abusos e promover qualidade de vida, saúde e segurança para os trabalhadores, através de reforço policial nas regiões de concentração de comércio e no sentido de sensibilizar as empresas para que promovam a volta dos trabalhadores para suas casa com segurança, por meio de condução particular.

O acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), para cada domingo trabalhado o comerciário tem direito a uma folga semanal, transporte e alimentação (R$ 20), para carga horária acima de 6hs. Caso ultrapasse 8hs de trabalho tem direito a hora extra, e não poderá trabalhar dois domingos seguidos.

“Os comerciários são trabalhadores que tem uma carga horária extensa, trabalham de domingo a domingo e ainda sofrem com práticas abusivas cometidas pelos empresários, que ainda desrespeitam a CLT e a CCT , devido a ausência de fiscais do trabalho nas empresas. Como consequência dos excessos cometidos pelos empresários, a cada dia aumenta o número de trabalhadores afastados do trabalho devido a doenças ocupacionais físicas e mentais”, destaca a entidade em nota.

Por Gilmara Iglesias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.