Perto da totalidade das urnas apuradas após as eleições municipais realizadas neste domingo (4), o partido governista Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) ganhou 127 das 153 prefeituras da Nicarágua, informou o Conselho Supremo Eleitoral (CSE) do país.
De acordo com o levantamento, o Partido Liberal Independente ganhou nas 26 de prefeituras restantes. No total, cerca de 57% dos cidadãos foram às urnas.
Mediante o voto secreto, foram eleitos mais de seis mil cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para os 153 municípios, entre mais de 31 mil candidatos, postulados pelos diferentes partidos adversários.
Aproximadamente 3,7 milhões de habitantes maiores de 16 anos de idade apresentavam condições para exercer o direito de voto.
Participaram duas coalizões, a aliança Unida, Nicarágua Triunfa da FSLN e a do Partido Liberal Independente, enquanto concorreram solitários os partidos Liberal Constitucionalista, Aliança pela República e Conservador.
Papel de Ortega
Para analistas locais, o resultado fortaleceu o governo do presidente Daniel Ortega, reeleito para um mandato de cinco anos em 2011.
As eleições foram acompanhadas por 26 observadores internacionais e por membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), que atestaram a legitimidade do pleito.
Com informações da Agência Prensa Latina