A greve nacional dos bancários, que entrou na segunda semana, pode caminhar para um entendimento nesta terça-feira feira (25) quando representantes dos trabalhadores e dos bancos voltam a se reunir. No começo da noite de segunda-feira (24), a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) enviou ofício à Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) convocando os grevistas para uma nova rodada de negociação. O encontro acontecerá às 16h, no Hotel Maksoud, em São Paulo.
A greve completa uma semana a todo vapor. Até a última segunda-feira, sétimo dia de paralisação, 727 agências ficaram com as portas fechadas em toda a Bahia. Em Salvador, foram 228. Os bancos públicos, que sempre se destacam durante a greve, são responsáveis pelo fechamento de 429 unidades bancárias no Estado. Somente no Banco do Brasil, foram 281. Na Caixa, 111 e no BNB, 37 agências ficaram fechadas.
Apesar das tentativas de coação, os bancários das organizações financeiras privadas não se intimidaram e ajudaram a aumentar a lista de unidades sem atendimento. O total é de 298. O Bradesco fechou 136 agências. O Itaú 87, Santander 46, e HSBC 20. Já os outros bancos, juntos, totalizaram nove unidades com atividades paralisadas.
Em Sergipe, foram 160 agências fechadas, sendo 49 do Banese, 44 do Banco do Brasil, 28 da Caixa Econômica, 12 do Banco do Nordeste e 27 dos bancos privados. A paralisação na Caixa já atingiu 100% das agências. O Estado tem 202 unidades em funcionamento, entre agências e postos bancários.
Nacionalmente, foram fechadas 9.386 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados nos 26 Estados e no Distrito Federal. Na sexta-feira 21, haviam sido paralisadas 9.092 unidades em todo o País.
A Fenaban apresentou a primeira e única proposta, com 6% de reajuste (0,58% de aumento real), no dia 28 de agosto. No dia 5 de setembro, a Confederação enviou carta à federação dos bancos para reafirmar que estava aberta à retomada das negociações e reivindicava a apresentação de uma nova proposta. A Confederação repetiu o gesto na última quinta-feira (20), véspera da reunião do Comando Nacional, em São Paulo, para avaliar a paralisação da categoria.
Portal CTB com agências