Bancários de Sergipe reprovam índice salarial de 6% e engrossam paralisação da categoria

Os bancários de Sergipe estão em greve desde a zero hora desta terça-feira, dia 18, conforme decisão aprovada na assembleia da última quarta-feira, dia 12, e reafirmada na assembleia dessa segunda-feira, dia 17. Os bancos não apresentaram nova proposta, e os bancários deram resposta com a greve por tempo indeterminado. A categoria está pedindo 10,25% de reajuste salarial, sendo 5% de aumento real, mas os banqueiros só ofereceram 6%.

“Os bancos mantiveram o compromisso de nenhum deles avançar na negociação, inclusive o Banco do Brasil, a CAIXA e o Banco do Nordeste. Ficaram à sombra da Fenaban (Federação nacional dos Bancos) igualmente aos bancos privados”, critica José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE).

No Banco do Estado de Sergipe (Banese) não é diferente. A direção, em reunião com o Sindicato dos Bancários, informou que vai aguardar a decisão da Fenaban. “O banco se limitou a concordar com a renovação das cláusulas já atendidas. O avanço foi apenas de R$5 para atividade física dos baneseanos”, acrescenta Souza.

Para o economista Luiz Moura, coordenador do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em Sergipe, o Governo do Estado, que é o acionista majoritário do Banese, deveria ter feito um esforço para melhorar a oferta ao baneseano.

Luiz Alves (Lula), diretor do Sindicato dos Bancários e funcionário do Banese, entendeu que, diante do resultado da negociação, só resta aos trabalhadores fazerem uma mobilização bastante forte. “Nós temos que ir à luta, porque sabemos que o Banese tem condições de atender nossas reivindicações”, disse.

“Queremos parabenizar os bancários por essa grande assembleia. Que a greve seja bem organizada. Que ela tenha um bom desempenho. É preciso valorizar a força do trabalho e estamos aqui para ajudar nessa luta”, garantiu o presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras) de Sergipe, Edival Góes.